quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Resenha. O Morro dos Ventos Uivantes

Oi!
Emily Brontë foi a grande mente por trás dessa história e o morro dos ventos uivantes foi seu único livro.
Eu poderia escrever muito mais sobre Emily Brontë que apesar da sua carreira literaria curta, ela é sem duvida uma das minhas escritoras favoritas, mas pretendo fazer um post sobre ela em breve e nesse agora vou focar mais na História de O Morro dos Ventos Uivantes.



O Morro dos Ventos Uivantes ou Wuthering Heights (Titulo em inglês) é a propriedade onde os personagens principais se conheceram e viveram na maior parte do tempo.
A história se passa na Inglaterra em 1757 e conta a história de 3 gerações dos Earnshaw e dos Linton.
A história é narrada pela criada Nelly que desde criança trabalhava com os Earnshaw.
O Sr. Earnshaw (chamado e descrito apenas pelo seu sobrenome) vive em Morro dos Ventos Uivantes com a sua esposa a Sra. Earnshaw (também chamada apenas pelo sobrenome) os filhos Hindley, Cathy (ou Catharina) e alguns criados.
Um dia o patriarca da família parte a uma viagem de negócios e volta com um orfão que achou na estrada e pediu para cuidarem do menino como um de seus filhos.
Passando alguns dias lhe deram o nome de Heathcliff, o Sr. Earnshaw tinha bastante afeição por ele e Cathy havia se tornado sua amiga, o que deixava Hindley com ciúmes.
Alguns anos se passam a amizade entre Heathcliff e Cathy cresce e o patriarca e a matriarca da família Earnshaw morrem, deixando Hindley tomando conta de tudo.
Cathy em função de um acidente, conhece e se torna amiga dos Linton, vizinhos que viviam em uma propriedade chamada Thrushcross Grange, Ela fica alguns dias na casa dos Linton o que coopera para um distanciamento de seu amigo de infância.



Hindley passa a humilhar Heathcliff constantemente, o tratando como um criado, lhe aplicando severas punições e o proibindo de se aproximar de Cathy.
Ao passar do tempo Cathy se torna mais próxima dos Linton, despertando em Edgar (o filho mais velho dos Linton) uma paixão e ele a pede em casamento.
Cathy vai conversar com Nelly sobre o pedido sem saber que Heathcliff estava escutando, ela fala de seus sentimentos pelo seu amigo de infância e por Edgar.
E ao final da conversa com Nelly, vê Heathcliff indo embora e percebe que ele ouviu tudo o que ela disse.
Cathy se casa com Edgar e depois de alguns anos Heathcliff volta.




Ainda tem muita história pra acontecer, os fatos que eu citei vão até o capitulo 5 e essa foi apenas uma pequena parte da 1/2° geração.
Eu achei melhor só escrever até esse ponto da história porque a partir dai os acontecimentos são todos interligados e seria difícil escrever sobre um e acabar não falando de todos.
Além do mais deixou aquele suspense no ar (hehehehehe)

Espero que tenham gostado da resenha de estreia, logo virão outras.
xoxo   

Um comentário: