sábado, 14 de março de 2015

O Desafio dos 100 livros: 1# O Livro Preferido


Oi!
No Facebook, a algum tempo atrás, meus amigos participavam e postavam diariamente “O desafio dos 100 livros” que consiste basicamente em postar todos os dias um livro que esteja dentro do que eles pedem. 
Eu resolvi fazer desse desafio uma coluna pra o blog, todos os sábados eu posto um dos pedidos do desafio até completar os 100.
O primeiro pede para você postar o seu livro preferido.

Provavelmente os meus amigos que leem meu blog (você são top) vão se surpreender em saber que meu livro preferido não é Crepúsculo.
Eu sou loucamente apaixonada por Crepúsculo (me julguem), tenho todos os livros, latas de colecionador, camisas e o arsenal completo. 
Crepúsculo foi o primeiro livro que li por vontade própria, fora os obrigatórios da escola eu não tinha contato com muitos livros e nunca recebi incentivo da minha família pra ler.
Até hoje minha mãe acha uma perca de tempo eu gastar meu suado dinheiro com livros (triste, mas verdade)
Mas enfim, falar de Crepúsculo é para outro post.

Meu preferido é “O Morro dos Ventos Uivantes” eu já fiz resenha dele aqui no blog e vou deixar o link no final desse post.
Até hoje não sei explicar o que me faz gostar tanto desse livro, no começo achei bem complicado ler ele, porque a versão que eu tenho é uma tradução bem próxima do original, então as palavras usadas são bem antiquadas e as frases rebuscadas, lembro até de ler ele as vezes com um dicionário do lado, fora que os costumes daquela época são bem diferentes, mas de qualquer forma me fissurei na história e não consegui parar de ler.
Os personagens tiveram suas vidas acabadas por serem intensos em tudo o que faziam.
Se eles amavam, amavam demais. Se estavam com raiva de alguma coisa iam se vingar levando isso até o fim custe o que custasse. 
O egoísmo movia os principais personagens e eles tinham consciência disso e não se importavam.
As vezes acho que foi essa intensidade toda que me faz gostar tanto, ai leio outra vez e penso que não.

Emily Bronte, a gênia por trás dessa história, escreveu apenas esse livro porque logo depois morreu de tuberculose e O Morro dos Ventos Uivantes só veio ser reconhecido após sua morte.
Existem algumas poesias de Emily e de suas irmãs e as mesmas escreveram mais algumas obras, porém de longe, Emily era a mais brilhante das 3.
E muitos escritores dizem que ela enriqueceu a literatura inglesa só com este exemplar.

Até o próximo desafio.

xoxo

Um comentário:

  1. Ahhhh esse eu sabia :P!!!!!!!!! (P.S.: Lembro pelos spoiler o quanto você ama crepúsculo) [P.S.²: Ainda to esperando aquela resenha!!!]

    ResponderExcluir